segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Oferta de antivírus falso é ameaça na web, diz relatório

Um relatório publicado pela empresa de software Finjan aponta que criminosos virtuais estão apostando na criação de páginas e códigos que oferecem falsas soluções de antivírus. O funcionamento desse tipo de ameaça é bem simples e pode confundir os usuários que não estiverem atentos.
O internauta recebe algum tipo de mensagem - normalmente, dizendo que seu PC está infectado com vírus ou que ganhou um prêmio - que o leva para uma página falsa. Um script malicioso faz com que uma janela parecida com a de um programa de segurança real seja aberta com diversos alertas sobre vírus e trojans. O suposto fabricante indica a compra do antivírus por um preço bem acessível. No ato da compra, dados como número do cartão de crédito e até o endereço são roubados pelo programa.

Os agressores também fazem uso de sites legítimos para enganar os incautos, dificultando a identificação do crime até por internautas experientes. Os pesquisadores da Finjan afirmaram que alguns sites legítimos foram comprometidos, embora não pudessem precisar de que maneira. Uma vez comprometidos, os sites redirecionam o internauta para o site falso sem que este perceba. Os bandidos usam técnicas de Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismo de Busca (SEO) para deixar os sites legítimos mas comprometidos nas primeiras posições do Google e do Yahoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário