quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Internautas conseguem emprego ao divulgar perfis na web

Alan Kennedy, 54 anos, nunca havia usado sites de rede social até ser demitido de seu emprego como engenheiro em novembro. Então, ele fez o que é agora aconselhado a muitas pessoas atrás de emprego: ele montou perfis no Facebook e LinkedIn. Em março, após vários meses deprimentes de busca, Kennedy recebeu um "jobvite", um e-mail convite para se candidatar a um emprego.
O convite veio de um ex-colega de trabalho que havia ido trabalhar na Hubspot, uma empresa com sede em Cambridge, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, que vende softwares de marketing com base na web. A Hubspot havia aberto vagas e estava oferecendo bônus para que seus funcionários ajudassem a preenchê-las.

O ex-colega de trabalho de Kennedy, Brian Karbel, usou uma ferramenta de software para pesquisar as informações dos perfis de amigos no Facebook e de contatos no LinkedIn. Ele colocou Kennedy como um possível candidato ao emprego. Kennedy, que vive na região de Boston, respondeu ao convite, marcou uma entrevista e, em uma semana, estava trabalhando como engenheiro de suporte na empresa. "Consegui um emprego do qual nunca teria ouvido falar de outra forma", ele disse.

Até recentemente, era mais provável que o Facebook fosse visto como uma barreira para conseguir um emprego. Histórias de alerta circulam sobre ofertas de emprego rescindidas após um empregador descobrir conteúdo inadequado na página de um candidato no Facebook. Usuários de redes sociais foram aconselhados a limpar suas páginas pessoais quando estivessem à procura de emprego, para que potenciais empregadores não encontrassem fotos ou comentários inapropriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário