quarta-feira, 19 de agosto de 2009

5 dicas para uma boa entrevista de emprego

Como agir numa entrevista decisiva para arrumar um bom emprego? Tenho aqui 5 dicas que podem servir de orientação básica.

Thad Peterson, colaborador do site Monster, site especializado em carreira e recrutamento, formulou uma série de dicas baseadas na experiência de profissionais de RH, como Steve Fogarty, consultor da Waggener Edstrom.
Veja o que o especialista recomenda para uma boa entrevista de emprego:

Concisão – Ser direto é a melhor forma de mostrar que você entende do que está falando. Quando o entrevistador perguntar, preste atenção e desenvolva a resposta de forma coerente. “Tem muita gente que não consegue responder perguntas diretamente. Você pergunta e ele sai pela tangente”, afirma Fogarty.

Exemplos – Exemplificar os seus feitos no emprego anterior pode ser uma boa forma de mostrar o seu talento. Separe sempre os que forem mais estratégicos e relevantes para a vaga em questão. Tem experiência com determinada linguagem de programação? Fale sobre como implantou uma solução baseada nela.

Sinceridade - “Se você não tiver a experiência em questão, diga. Não tente ocultar dando exemplos irrelevantes”, avisa. A melhor política é a de não mentir para o seu empregador. Ele vai perceber quando você não entende do assunto.

Atenção ao recrutador – O profissional responsável pela entrevista pode, em alguns casos, agir como seu amigo ou simplesmente ser indiferente. O primeiro tipo dá liberdade para que o candidato fale abertamente, mas a empolgação pode gerar constrangimentos, dependendo do que for dito. Em todos os casos, procure sempre manter o nível profissional.

Pesquise – Antes de encarar a entrevista, estude tudo sobre a empresa contratante. Em muitos casos, onde empresas terceirizadas de RH não oferecem essa informação, isso não é possível. Mantenha então o foco na vaga. Saiba todas as funções a serem desempenhadas. Isso pode impressionar o entrevistador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário