sábado, 18 de maio de 2013

Microsoft alerta para Malware que rouba dados do Facebook

A  Microsoft emitiu um alerta informando que um malware, disfarçado de extensão para dois navegadores Chrome e Firefox, pode roubar os dados de acesso do usuário no Facebook.
O malware, conhecido como "Trojan:JS/Febipos.A",  foi detectado no Brasil pela própria Microsoft. Assim como os plugins para navegadores, a ameaça se mantém atualizada com as últimas instruções dos cibercriminosos.
Uma vez instalado, o malware monitora se o computador infectado está conectado a uma conta do Facebook e tenta realizar downloads de códigos maliciosos que irão incluir uma lista de comandos ao navegador.
O malware então consegue performar uma variedade de ações do Facebook, incluindo curtir uma página, compartilhar, postar, participar de um grupo ou mesmo bater papo com os contatos da vítima.
Algumas variações do malware incluem comandos para publicar mensagens provocativas, contendo links para outras páginas no Facebook.
A Microsoft, no entanto, não forneceu detalhes de como o malware se instala ou como as infecções ocorrem. Mas acredita-se que os criminosos utilizem de engenharia social para enviar os plugins por email ou por mensagens falsas na própria rede social.
Mas a empresa afirma que, mesmo com foco nos usuários brasileiros, a ameaça pode facilmente ser modificada para uso em outras regiões. A Microsoft recomenda que os usuários evitem baixar extensões fora das lojas oficiais dos navegadores como a Chrome Web Store e Add-nos para Firefox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário