quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alemanha vai ganhar a Copa, diz físico

SÃO PAULO - Professor universitário desenvolveu uma fórmula matemática que, segundo ele, mostra que a Alemanha ganhará a Copa do Mundo 2010 na África do Sul.

Se depender dos cálculos de Metin Tolan, professor de física da Universidade de Dortmund, este ano não tem para ninguém: Michael Ballack e seus companheiros de time levantarão a taça de campeões do mundo.

De acordo com as informações do jornal Daily Telegraph, o cientista escreveu uma fórmula baseada em uma trigonometria que analisa todos os resultados da Mannschaft (seleção alemã) em Copas anteriores.

Em entrevista à revista alemã Zeit Wissen, ele disse que é tudo muito simples – e que pode ser provado por seus cálculos. Resumidamente, parte-se do princípio de que a última vez que a Alemanha levantou a taça foi em 1990 e, desde então, foram disputados outros quatro torneios (1994, 1998, 2002 e 2006).

Em média, a seleção alemã terminou na posição 3,7 nestas últimas disputas e, de acordo com os dados, ela costuma se sagrar campeã a cada quatro ou cinco Copas. Assim, naturalmente, 2010 seria a hora e a vez da Alemanha.


Na última Copa, em 2006, no entanto, o professor também havia previsto que seu país se sagraria campeão. Infelizmente, a seleção que sediou a Copa perdeu para a Itália nas semi-finais. A Azzurra, aliás, foi quem venceu o torneio naquele ano. Sobre o erro na edição passada, Tolan declarou que sua fórmula acabou encontrando, na verdade, o campeão da Copa seguinte. E é por isso que, certo de seus cálculos, ele já declarou que os alemães podem pôr o Champagne no gelo.

Vale lembrar ao professor que, além dos números, a Alemanha enfrenta Austrália, Sérvia e Gana no Grupo D. Se ficar classificada em 1º ou 2º lugar, enfrenta respectivamente o 2º ou 1º colocado do grupo C, que conta com Estados Unidos, Inglaterra, Argélia e Eslovênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário