sábado, 13 de março de 2010

Cuidado nas trasações bancárias virtuais, Itaú vira isca em fraude digital

A AVG divulgou uma nova ameaça que usa o nome do banco Itaú para instalar cavalos de troia na máquina de usuários.

O PSW.Banker5.AKJK, como foi identificado pela empresa de segurança, é responsável por trocar a página original de acesso ao banco fazendo com que o usuário digite seus dados em campos falsos.
As senhas e logins ficam armazenados no banco de dados dos criminosos que podem utilizar as informações para fazer retiradas e criar fraudes. “A transmissão das informações é feita de forma automática e depois apagada sem deixar rastros”, explica Mariano Sumrell, gerente de marketing da Winco, distribuidora exclusiva da AVG no Brasil.
A contaminação acontece quando o usuário clica em e-mails com links ou anexos que contem o código malicioso. Uma vez alojado no sistema, ele começa a monitorar as páginas acessadas por navegadores como o Internet Explorer e Firefox.

Para evitar esse tipo de ameaça, o especialista diz que é necessário tomar algumas precauções, como manter os programas de segurança sempre atualizados e tomar muito cuidado ao clicar em links de fontes desconhecidas.
“Se você conhecer o endereço de retorno, mas não estava esperando a mensagem, verifique com a pessoa que supostamente enviou a mensagem para se certificar de que é legítimo antes de abrir qualquer anexo”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário